Avaliação e Intervenção Psicopedagógica – EOCA


Imagem do Post

No dia 12 de novembro é celebrado o Dia do Psicopedagogo. E escolhi o dia de hoje para começar uma série de textos aqui no Blog @marianaeduca sobre a avaliação e intervenção psicopedagógica. Um presente para todos os meus amigos e amigas de profissão, que atuam com ética e responsabilidade.

O primeiro talvez seja um dos mais conhecidos. A EOCA, Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem é um instrumento de avaliação utilizado por muitos profissionais já no primeiro encontro com o aprendente. 

Criada pelo cientista da Educação e psicólogo argentino Jorge Visca, a EOCA é proposta como “um instrumento simples, espontâneo e rico em seus resultados.” (VISCA,J. Clinica Psicopedagógica. 2010). É essencial que todo psicopedagogo conheça a riqueza desse instrumento para poder utilizá-lo com propriedade. Seu principal objetivo é detectar os sintomas e levantar hipóteses sobre as causas do problema de aprendizagem, a partir da realização de diagnóstico com base científica, para delimitar o campo de ação a partir do entrevistado. 

Realizada na primeira seção, o material deve estar disposto sobre a mesa, de maneira organizada, conforme faixa etária do entrevistado. A EOCA é composta de alguns materiais com a proposta de livre uso para a criança. Habitualmente organizados em uma caixa, ficam à disposição folhas (quadriculadas, com e sem pauta), caixa de lápis de cor, lápis de escrever sem ponta, apontador, borracha, tesoura, régua, marcadores, cola, massa de modelar, livros e/ou revistas. Lembrando que livros devem ser escolhidos levando em consideração a faixa-etária da criança. 

Eu particularmente gosto  de acrescentar algum material que eu acredite que vá me auxiliar nesse contato inicial com a criança/ adolescente, levando em conta alguma demanda específica do caso. O bom estado dos materiais também é um fator relevante para a avaliação.

Para iniciar a avaliação, o entrevistado entrará em contato com o material a partir da seguinte pergunta: “Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que têm lhe ensinado e o que você tem aprendido.” A partir de então, o entrevistado deve falar o menos possível. As intervenções devem ser motivacionais, caso o entrevistado mostre insegurança e não consiga escolher (o que já nos diz muita coisa!).

Durante toda a entrevista e sua condução, é necessário observar 3 aspectos: a temática (tudo que o sujeito diz), a dinâmica (tudo que ele faz, como se expressa) e o produto (o que fica registrado). A partir da análise desses aspectos, o Psicopedagogo poderá decidir que caminho o diagnóstico seguirá, selecionando os testes mais adequados em cada caso.

#psicopedagogia #eoca #diagnosticopsicopedagogico #psicopedaogiaclinica #marianaeduca

PARA SABER MAIS:

Fonte: BARBORA, M. Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem – EOCA. In: Avaliação Psicopedagógica: recursos para a prática.  WAC editora. 2018.




Por

Sou Mariana Vieira, mestre em Educação (2010), com licenciatura em Pedagogia(2004). Minha atuação com a educação inclusiva e anos iniciais do Ensino Fundamental, me trouxeram para a Psicopedagogia Clínica e Institucional. Hoje, atuo como Consultora Educacional especializada nessa área.

14 Comentários

  • Janiele Maria disse:

    Boa tarde, Mariana. Estou me formando em Pedagogia e cursando também Psicopedagogia . No momento, estamos fazendo a caixa EOCA. Gostaria que vc me indicasse os materiais mais interessantes para aplicar nesse início . Um abraço.

    • Mariana Vieira disse:

      Olá, Janiele. Eu começaria pelos materiais mais básicos (folha em branco, pautadas, lápis de cor, giz de cera, tesoura, cola, massinha, lápis de escrever SEM PONTA, apontador, borracha, régua, um livro escolhido pensando na criança que será atendida). Esses materiais já são suficientes para as primeiras observações. Depois, com a sua prática psicopedagógica se desenhando, você irá montar uma EOCA mais personalizada, se assim podemos dizer. Minha dica é sempre começar com o material que você se sente segura. Abraços!

  • Valderia Batista da Silva disse:

    Oii Mariana, sou graduanda em Psicopedagogia clínica, gostaria de saber como proceder com relação a EOCA para atendimento de uma pessoa adulta…

    • Mariana Vieira disse:

      Olá, Valderia.
      A EOCA pode ser “personalizada” com elementos que sejam característico do interesse de cada aprendente. Sendo assim, você pode colocar livros, revistas, palavras cruzadas, jogos de cartas que sejam do interesse do seu aprendente adulto.

  • Luciana Sena disse:

    Olá! A EOCA pode ser trabalhada para fazer um diagnóstico na escola? Ou faz parte apenas da Clínica?

    • Mariana Vieira disse:

      Olá, Luciana.
      Sua pergunta requer uma reflexão sobre a atuação do Psicopedagoga na Clínica e na Escola. Farei um artigo sobre esse tema, mas se pudesse resumir diria para você que na escola trabalhamos de forma preventiva e com o grupo de alunos e na formação dos professores, em conjunto com a coordenação e direção. A Clínica é o local de intervenção. Sendo assim, a EOCA é um instrumento mais adequado para a prática clínica, e não para a escola.

  • Eva Batista disse:

    Obrigado pelas sugestões comecei agora a Psicopedagogia e já estou me descobrindo o quanto é maravilho .Essas dicas amei!

    • Mariana Vieira disse:

      Que ótimo saber!
      Estou retomando o Blog e em breve trarei mais novidades e reflexões para pensarmos e aprimorarmos juntos nossa prática Psicopedagógica.

  • Claudia disse:

    Como fazer uma EOCA on-line?

    • Mariana Vieira disse:

      Olá, Claudia.
      EU, particularmente, não vejo como aplicar on line a EOCA. Isto porque ela é um elemento de observação de comportamento e atitude que se expressam em detalhes do manuseio e até mesmo da recusa de uso de alguns materiais. Além disso, você precisa preparar previamente esse material e disponibilizá-lo. COmo garantir a sua organização de longe. Acho que é preciso um estudo mais aprofundado para podermos utilizar a EOCA on line com mais segurança e assertividade nas observações.
      Como sua mensagem já faz um tempinho, gostaria que você me contasse se utilizou on line e como foi. Infelizmente precisei me afastar do BLog por motivos pessoais, ganhei uma bebê. Agora estou retomando e seria muito interessante retomar essa conversa.
      Abraços, Mariana

  • Jessielly disse:

    Oie Mariana, qual sugestão você daria pra uma realização de EOCA em uma criança de 10 anos? Quais materiais seriam passíveis a ela devido a faixa etária.
    Obg desde já, é surpreendente seu material.

    • Mariana Vieira disse:

      Olá, Jessielly. Você é a melhor pessoa para responder a esta pergunta. Observe o nível pedagógico de sua criança, possibilite materiais que ela possa manipular com facilidade e outros que ela se sinta desafiada. Folhas brancas e folhas pautadas, lápis de escrever, de colorir, borracha, massinha, réguas, livro de leitura do tema que ela goste, algum jogo como dominó, jogo da velha, damas, varetas (desses que “todo mundo já viu”). Observe e faça você mesmo essa avaliação do que seria mais adequado.

  • Edimara disse:

    No atendimento de um adolescente é possível utilizar um caixa EOCA?

    • Mariana Vieira disse:

      A EOCA é um instrumento muito versátil. Por este motivo pode ser adaptada com materiais para diferentes faixas etárias. O importante é atentar-se para seu objetivo. Este não deve ser modificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *