10 seriados e filmes da Netflix para falarmos de educação, inclusão e desenvolvimento humano.


Imagem do Post
Assistir filmes e séries é hoje um dos meus passatempos preferidos. Quando posso me informar me distraindo, ainda fica melhor. Separei alguns seriados e filmes disponíveis na Netflix que vão fazer você ter um outro olhar sobre Educação, desenvolvimento infantil e inclusão. Pegue sua pipoca e escolha por onde vai começar!


1 – O começo da vida – Neurociência nos ajudando a ter um novo olhar (clique aqui)

Baseada em avanços na tecnologia e na neurociência, esta série avalia como o ambiente afeta as crianças e como elas podem afetar o nosso futuro. Seis episódios que nos ajudam a compreender melhor o universo infantil do Bebê Fantástico (nome do primeiro episódio) ao Surgimento do Eu (último episódio). Os títulos dos episódios falam por si, não conseguiria resumir melhor o que você vai encontrar nessa belíssima e sensível produção: Tornar-se Pai, Tornar-se Mãe; Livre para Aprender; Infância Negada; Criando Junto.

2 – Atypical – Conhecendo um adolescente autista e sua família (clique aqui)

Talvez você até conheça a vida de algo adolescente autista e que queria arrumar  uma namorada. Mas o que me chamou mais atenção foi poder olhar também para sua família e a dinâmica que vivem pensando em Sam. Quando ele muda, todos são obrigados a mudar e se redescobrem nessa jornada.

3 – Special – Um seriado para rever seus conceitos – e preconceitos (clique aqui)

“Uma série distinta e motivadora sobre um homem gay, Ryan, que tem paralisia cerebral e decide reescrever sua identidade para ir atrás da vida que sempre quis. Após anos de internatos, trabalhar de pijama como blogueiro e se comunicar apenas por mensagens de texto, Ryan descobre como transformar sua vida”, diz a sinopse oficial

4 – Merlí – Intrigante, confuso e polêmico (clique aqui)

Uma série que se passa na Catalunha e vai fazer qualquer professor pensar e repensar sua prática. Um professor de Filosofia que usa de uma pedagogia nada convencional, a cada episódio um pensador importante dá o tom da discussão. Além dos dramas de ser professor, ele ainda leciona para seu filho.

5 – Como estrelas na Terra – onde a dislexia é um detalhe (clique aqui)

Sempre fala sobre o impacto de um professor na vida do aluno – para o bem ou para o mal. Esse filme sensível nos faz pensar muito além dessa relação professor-aluno. Como diz uma amiga, “é sobre ajudar alguém a viver”. Quando o sonhador Ishaan vai parar num internato, um professor de arte tenta ajudar o jovem criativo a descobrir sua verdadeira identidade. A dislexia de Ishaan é apenas um detalhe nessa emocionante lição de vida.

6 – Como o cérebro cria – saindo do caminho de menor resistência (clique aqui)

O neurocientista David Eagleman explora o processo criativo de vários profissionais inovadores e nos mostra formas impressionantes e arriscadas de aguçar a criatividade. Uma boa oportunidade para pensarmos sobre o conceito de criatividades e como podemos estimulá-la em nossa vida e de nossas crianças.

7- Life Animated – só sua voz… (clique aqui)

O pequeno Owen parou de falar de repente, mas volta a interagir com a família e o mundo usando a linguagem de seus filmes favoritos da Disney. A história de Owen diagnosticado com transtorno do espectro autista contada neste documentário, parte de um dos momentos mais difíceis para algumas famílias, quando “de repente” eles param de se comunicar e a vida precisa seguir em outra direção. 

8 – Billy Elliot – Dançando contra o preconceito (clique aqui)

Altas habilidades ainda é um tema mal compreendido. Muito se pensa em alguém super inteligente que tem um rendimento escolar muito acima da média dos outros. O que não está errado, mas não representa o todo. Billy Elliot é um filme que além de emocionante, aplica nosso olhar sobre altas habilidades em diferentes áreas, para além do aspecto cognitivo. Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

9 – 13 Reasons Why – precisamos falar sobre bullying (clique aqui)

Talvez você já tenha visto ou ouvido falar dessa série. Muito elogiada por uns e duramente criticada por outros, você precisa assistir para tirar suas próprias conclusões. 13 Reasons Why é daqueles seriados que você assisti e fica lembrando de algo que já viu ou até mesmo fez na escola. Para falar sobre bullying acredito que toda iniciativa é válida se bem planejada e abordada com os devidos cuidados. Mas com certeza é um tema que precisa ser abordado urgentemente em nossas escolas. A segunda temporada traz a tona a discussão do papel da escola.

10 – The Good Doctor – ansiosa para chegar…

Recentemente vi circulando na internet um vídeo de um jovem salvando a vida de um desconhecido após um acidente no saguão do aeroporto. O motivo do destaque: ele é autista. Suas habilidades médicas impressionam. Shaun Murphy (Freddie Highmore) interpreta um jovem com autismo e síndrome de Savant. Mostra as dificuldades enfrentadas ao tentar fazer carreira profissional. Espero que em breve esteja disponível. Enquanto isso, os assinantes do Globo Play já podem assisti-la.

Se você tem alguma dica de filme ou série deixe aqui nos comentários. Informação e diversão são uma combinação certeira para continuarmos aprendendo sempre!





Por

Sou Mariana Vieira, mestre em Educação (2010), com licenciatura em Pedagogia(2004). Minha atuação com a educação inclusiva e anos iniciais do Ensino Fundamental, me trouxeram para a Psicopedagogia Clínica e Institucional. Hoje, atuo como Consultora Educacional especializada nessa área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *